terça-feira, 31 de março de 2020

CORONA VÍRUS - VAMOS À LUTA 1

Muitas informações estão sendo veiculadas sobre a natureza deste vírus da família Coronaviridae. Muitas delas não condizem ou são falhas ao que cientificamente se conhece sobre estes microorganismos. Dizer que nada se sabe sobre ele também não é correto, apesar do Sars-Cov-2, ter seu comportamento diferenciado dos demais, faz parte de uma família e tem antecessores como qualquer ser vivo. Ele é mais um vírus num universo de muitos outros que nos causam tanto ou mais sofrimento, sequelas e óbitos. Se olharmos especificamente para apenas um, ele crescerá e tomará conta da nossa atenção, é necessário ter um olhar mais abrangente, para equilibrar a visão, o pensamento e a razão.


Em qualquer luta, seja por espaço, por alimento ou pela vida, é necessário que se busque toda a informação sobre “o que” ou “com quem” se luta, para que todas as ferramentas disponíveis sejam usadas para se chegar ao sucesso e a vitória. Sentir medo e deixar se arrastar por ele, já faz com que vários dispositivos mentais (o desconhecido), psicológicos (medo) e biológicos (adrenalina) entrem em ação para que se fuja do opositor ao invés de, usando a razão, se crie estratégias para derrotá-lo.


Os sistemas de fugas, fecham o “ouvir e o ver com entendimento”, “embaralham a mente”, aceleram e sobrecarregam todos os órgãos vitais, numa superprodução de químicos na corrente sanguínea (cortisol), desequilibrando todo o sistema imunológico, colocando-o em prontidão à ameaça que ainda nem chegou ao corpo.  Este stress ativa células-tronco da medula espinhal, levando a uma produção acima do normal de glóbulos brancos, elevando o risco de entupimento das artérias e a um possível infarto ou AVC. Esse pânico mata mais do que o próprio vírus, isso é fato comprovado cientificamente.


É preciso olhar de frente para este microser que está abalando todas as estruturas conhecidas no planeta. Sentimos medo e é preciso aceitar isso, faz parte do nosso cérebro reptiliano de defesa primária pela sobrevivência, mecanismo usado inclusive por eles, os vírus. Há uma reação imediata de fuga para a preservação da vida.


Em segunda instância, em nosso cérebro mamífero – sistema Límbico (memória emocional), passamos a buscar todo sofrimento já vivido, não só como indivíduos mas como humanidade, todas as pestes desde o Egito, Idade Média e Mundo Moderno, vêm a nossa mente. Imagens de corpos apodrecendo, empilhados, sangrando e sofrendo, nos preparando para o pior. Filmes e histórias contadas por nossos avós voltam a lembrança. É exatamente a função deste sistema que nos faz preparar provisões, proteger a casa e a família.

Muitos que conhecemos ficarão paralisados neste estágio. Não conseguindo acessar o privilegiado Córtex – nossa parte do cérebro que intui, raciocina e cria estratégias. Ao passar pelos dois primeiros estágios, procura-se acalmar os sentidos e tentar entender melhor como tudo funciona, pesquisa-se dados, faz-se comparações, conexões para separar e analisar o que é verdade e o que não é, o que é possível ser feito e o que não.
Interessante que este vírus chama-se Corona, que significa “Coroa”, objeto de representação da realeza, do comando, do poder de gerir reinos. Também é onde se encontra o Sahassara chakra de onde provém todo o nosso padrão de energia para alimentar os outros chakras. E o local do próprio Córtex.

Portanto, esse é o primeiro local que esta Pandemia está atacando, a sua capacidade de pensar, serenar a mente e encontrar meios dentro de você para lutar e vencer esta doença. É através da propaganda do medo sobre os outros países, que os meios de comunicação deslocam para a dimensão externa a sua atenção, carregando de pensamentos negativos a percepção do seu próprio corpo e de como ele está internamente. 
Fica-se apavorado por causa de um espirro, ou tosse (mesmo que seja por engasgo) ou escorra o nariz por reação natural à mudança de estação. Tudo que era normal passa a ser temido.

Compreende, que as notícias apavorantes de óbitos em massa, só vem alimentar os dois outros cérebros, o do medo e das memórias anteriores? 

Você é um ser único, não comparável a nenhum outro e o dono único da sua coroa (equilíbrio do seu sistema energético=sistema imunológico). Não permita que sua coroa seja infestada de desespero, solidão, desesperança. 

Essa é a 1ª barricada a se levantar contra este vírus. 

(continua amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário