sexta-feira, 1 de maio de 2020

3º FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO

SOL = RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA


O Coronavírus e sua família, não sobrevivem fora do corpo humano (seu hospedeiro) a temperaturas maiores que 20º e alta umidade e dissemina melhor com temperatura abaixo de 10º, com ar seco e baixa umidade.
Fótons de UV bloqueiam a transcrição de RNA, alterando a estrutura de proteínas e lipídios celulares (sua defesa).“Um vírus sozinho, em água, por exemplo, sobrevive muito pouco tempo. Então o sabão age destruindo esses materiais biológicos e expondo o vírus. Quando ele faz isso, o vírus perde essa proteção de material biológico que fica naturalmente nessas gotículas de saliva e ele fica exposto aos raios ultravioleta do sol, por exemplo, e pode ser destruído rapidamente” – afirma Flavio Fonseca, virologista da UFMG

A luz ultravioleta decompõe o ácido nucleicoQuase que esteriliza as superfícies. O ambiente fora de casa está geralmente mais limpo por causa da luz ultravioleta. Ela é tão eficaz para matar bactérias e vírus que a radiação UVC é utilizada nos hospitais para esterilizar equipamentos.

Em pequenas quantidades, a exposição aos raios ultravioleta é benéfica ao corpo humano, fortalecendo o sistema imunológico, regulando a pressão arterial, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas, promovendo a absorção do cálcio e agindo como antidepressivo.

Uma exposição de maiores partes possíveis do corpo ou apenas braços e pernas, de 15 a 20 minutos sem protetor solar, garantirá a absorção dessa vitamina, chamada de Vitamina D3. Todo adulto deveria tomar no mínimo cinco mil Ul/dia de vitamina D, contudo o ideal seria 10 mil UI por dia.

No processo de absorção, o raio UVB, ao entrar em contato com a pele, transforma moléculas da substância 7-dehidrocolesterol, em pré-vitamina D3. A falta dessa vitamina favorece o aparecimento de 17 tipos de câncer e a Síndrome Metabólica, que tem como um dos componentes a diabetes tipo 2.

Infelizmente o uso do filtro solar prejudica a absorção da vitamina D por meio da exposição ao sol. "Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância".

É essencial para evitar o raquitismo em bebês e crianças (recém-nascido precisa de 450 a 1000 Ul/dia) e diminuir os efeitos da osteoporose nos adultos.

Os idosos produzem menos vitamina D em resposta à exposição ao sol por questões metabólicas relacionadas à idade. A quantidade da substância produzida em uma pessoa de 70 anos é, em média, um quarto da que é sintetizada por um jovem de 20 anos. Por isso, é interessante que as pessoas com mais de 60 anos conversem com seus médicos sobre a possibilidade de ingerir suplementos de vitamina D.

Exposições na medida certa são capazes de curar a vida de muitas pessoas. Mas não funciona pegar sol através do vidro das janelas, elas impedem que os raios sejam absorvidos pela pele. 
Este tratamento solar já era usado desde o século V A.C., denominado helioterapia.

Atacar o vírus com a radiação ultravioleta é uma das forma de combatê-lo para que cesse a sua proliferação e fortaleça o sistema imunológico. Então o Sol neste momento é essencial.

Outras informações:  
-http://raios-ultravioleta.info/beneficios-dos-raios-uv.html
-http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000500025

Nenhum comentário:

Postar um comentário