terça-feira, 31 de março de 2020

CORONAVÍRUS - ITÁLIA


Porque a Itália está sendo tão castigada na disseminação do vírus. Fiz intensas pesquisas e obtive pelo menos 2 razões. Uma das respostas pode estar exatamente na temperatura muito fria da região norte, onde a incidência do surto é maior e a outra por terem a maior concentração de idosos acima de 100 até 110 anos de toda a Europa.

A maior parte do território italiano é influenciado pelo clima Mediterrâneo, especialmente na costa, o que torna os verões quentes e os invernos amenos, mas com grandes variações de temperatura de região para região. 

TEMPERATURA 

No inverno, as temperaturas mais baixas atingem as cidades do norte, nas regiões próximas aos Alpes. Quatro cidades que tem temperaturas bem baixas e nevam, são as mais escolhidas pelos turistas do mundo inteiro: Turim, Milão, Florença e Veneza.
Turim - Por estar localizada nos pés dos Alpes, Turim é uma cidade muito fria no inverno e as temperaturas variam de 3 a 9 graus. O inverno começa no 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março.
Milão - No inverno, as temperaturas em Milão costumam ficar bem baixas, oscilando entre 2 e 9 graus.
Florença - No inverno, a temperatura mínima costuma ser de 2 graus e a máxima de 12 gruas.
Veneza - As temperaturas em Veneza no inverno podem variar entre 0 grau e 9 graus. As geadas são comuns entre os meses de dezembro a março, mas nevar não é tão comum assim.
Maior número de casos é na Lombardia, região no Norte do país em que fica a cidade de Milão e que tem 10.043 pessoas infectadas.

LONGEVIDADE
A Itália junto com a França se confirmaram em 2019, como os países com o maior número de idosos acima de 100 anos de idade na Europa. Os índices revelam que nos últimos 10 anos os centenários passaram de 11 mil para 14 mil, sendo que deste total 84% são mulheres. Dos italianos com 105 anos conta-se 5.882 e a maioria destes moram no norte da Itália.


Talvez, no futuro saibamos as respostas que procuramos sobre esta Epidemia e o ataque direcionado aos mais idosos, criando tantos óbitos, principalmente na Itália.

BRASIL

A temperatura tropical do nosso país, praticamente o ano todo, nos ajudará na questão de usar os raios solares para ajudar no combate deste vírus. Com um litoral tão extenso, somos privilegiados por isso. Podemos aproveitar os meses outonais para fortalecer nosso sistema imunológico e impedir a disseminação do vírus. Mas alguns cuidados serão necessários, em relação a latas, lixo, copos, garrafas que podem se tornar meios de contaminação a outros. Mas definitivamente, a radiação UV - Ultravioleta, iria ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico, bem como desintegrar o núcleo deste coronavírus.
(leia post CORONA VÍRUS - VAMOS À LUTA 2)

2 comentários:

  1. A pandemia se expande numa velocidade impensável.
    Precisamos nos cuidar e tentar proteger o nosso próximo para evitar a propagação deste vírus fatal
    Beijinhos e um ótimo dia.

    Meu blogue: Sonhos e Poesia

    ResponderExcluir
  2. A forma mais eficiente de combate é a informação correta. Fortalecer o nosso sistema imunológico contra este ou qualquer outro vírus é nossa obrigação e este foi o intuito de toda a pesquisa que realizei. São 5 posts: CORONA VÍRUS - VAMOS À LUTA 1,2,3,4,5. Gratidão pelo comentário Gracita, beijinhos!

    ResponderExcluir