terça-feira, 31 de março de 2020

CORONA VÍRUS - VAMOS À LUTA 5


3º FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO

COMO? SOL, PRÓPOLIS, ALIMENTAÇÃO, VITAMINAS, REPOUSO

REPOUSO
É provável que com a ansiedade e o medo que tomaram conta das pessoas diante desta Pandemia, aumentem muito os níveis de cortisol e diminuam os de serotonina, trazendo além de outros problemas, dificuldades para dormir.

O cortisol desempenha um papel importante em nossa saúde e bem-estar, elevando seus níveis com cada problema que identificamos como uma ameaça. Quando nossos níveis de cortisol são ótimos, nos sentimos mentalmente fortes, esclarecidos e motivados. Quando nossos níveis são baixos, tendemos a nos sentir confusos, apáticos e cansados.
O estresse é a via através da qual o corpo trata de solucionar um problema, mas quando a situação se torna recorrente, este pode provocar doenças como diabetes, depressão, resistência à insulina, hipertensão e outras doenças autoimunes. 
A resposta de nosso corpo ao estresse crônico provoca um desequilíbrio bioquímico que, por sua vez, enfraquece nosso sistema imunológico diante de determinados vírus ou alterações.
As pesquisas demonstraram que o estresse recorrente ou muito intenso é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de somatizações, como consequência da falta de capacidade adaptativa às mudanças. São muitas as doenças psicossomáticas causadas pelo estresse ou desencadeadas e agravadas por ele.
INHAME
Tratamento para o Cortisol Alto
O tratamento para baixar o cortisol pode ser feito com remédios prescritos pelo médico, mas o consumo do inhame constitui um ótimo remédio caseiro. 

O INHAME  E SEUS BENEFÍCIOS
O inhame é um dos tubérculos que fazem parte de diversas receitas dos brasileiros. As cores do alimento variam, podendo ser encontrado nas tonalidades marfim, amarela e roxa. Costuma ser um alimento pequeno, robusto e do tamanho de uma batata-doce. Sua casca é marrom e cheia de fiapos.
O tubérculo fornece bastante energia e cada 100 g contém cerca de 97 calorias. É composto principalmente de carboidratos complexos e fibras solúveis. 
É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele também contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. 
Já em relação aos minerais, o inhame possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
Outras formas de controlar naturalmente o excesso de cortisol no sangue é fazendo exercício físico regularmente, ter uma alimentação saudável aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína.

Principais benefícios do Inhame

1 - Melhora problemas respiratórios 
Uma pesquisa divulgada pelo Journal of Traditional Chinese Medicine mostrou que o inhame melhora a função respiratória e a qualidade de vida de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 

2 – Previne Doenças Cardíacas
O inhame tem boa quantidade de vitamina B6, necessária ao organismo para quebrar uma substância chamada homocisteína, que danifica as paredes dos vasos sanguíneos. Altos níveis de homocisteína também podem levar a ataques cardíacos. O potássio, presente no alimento, também é um componente que controla a frequência cardíaca e a pressão arterial, combatendo os efeitos do sódio, evitando a hipertensão. Além disso, o inhame possui fitosteróis, que bloqueiam a absorção de colesterol, competindo com ele e retirando-o do organismo.

3 – Aumenta a imunidade
Uma das principais características do inhame é ter uma ação desintoxicante e depurativa. Assim, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias por meio da pele, rins e do intestino. O tubérculo também possui a propriedade de fortalecer o sistema imunológico por ter boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9).

4 – Melhora a visão
O inhame possui vitamina C, que é um nutriente que reduz a probabilidade do surgimento da degeneração macular --que causa a perda da visão em pessoas mais velhas. Além de prevenir a catarata, hidratar os olhos e melhorar a visão noturna. Estudos realizados em mulheres demonstram que a vitamina B6, presente no inhame, diminui o risco do surgimento da degeneração macular.

5 – Faz bem à pele
O consumo do alimento ajuda a pele a ficar mais hidratada e evita o envelhecimento precoce. Isso ocorre devido a presença da vitamina A que ajuda a reter mais líquidos e auxilia na eliminação dos radicais livres do organismo. Uma pesquisa mostrou que produtos dermatológicos com propriedades do inhame contribuem no tratamento de peles irritadas e para evitar o envelhecimento.

(Mais informações: https://amenteemaravilhosa.com.br/cortisol-hormonio-estresse/)


RECOMENDAÇÕES PARA UM BOM SONO

Mesmo que, na atual pandemia do Coronavírus, se esteja em quarentena quase total, é importante ter horário para tudo, inclusive para dormir, para que o relógio biológico não fique também desiquilibrado. 

Dormir 8 horas no mínimo é necessário, além de fazer as refeições de forma usual, café da manhã pela manhã e assim por diante. O metabolismo e principalmente os intestinos precisam estar regulados, pois toda resposta imunológica começa neles.
DICAS 

- Tomar um banho morninho antes de deitar.
- Usar uma lavanda suave, passando na testa, nuca, umbigo, braços até os cotovelos.
- Uma luz azul suave no cantinho do quarto.
- Fazer uma oração com muita fé.
- Se colocar num tubo de luz azul e pedir proteção para o Arcanjo Miguel enquanto dorme. 
- Para quem gosta, colocar uma música de relaxamento, bem baixinho.
- Comer meia maçã gala.
- Massagear os pés com um hidratante bem cheiroso.

Que a tranquilidade, a fé e a paz de espírito  estejam com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário