terça-feira, 31 de março de 2020

CORONA VÍRUS - VAMOS À LUTA 4


3º FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO


COMO? SOL, PRÓPOLIS, ALIMENTAÇÃO, VITAMINAS, REPOUSO

ALIMENTOS E VITAMINAS


Os alimentos que possuem boas quantidades de vitamina D são:


.salmão - 100 gramas têm 685 unidades
.atum - 100 gramas contam com 227 unidades
.sardinha - 100 gramas possuem 193 unidades
.1 ovo possui 43,5 unidades
.queijo cheddar - 50 gramas possuem 12 unidades
.carne bovina - 100 gramas contam com 15 unidades

Os: Note que todos eles são de origem animal porque as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina D da maneira como os alimentos provenientes de animais. 

Enquanto os alimentos que mencionamos irão fornecer no máximo 6,85% da necessidade diária de vitamina D, a exposição solar traz quantidades muito maiores. "Tomar sol durante 20 minutos diariamente proporciona as 10.000 unidades de vitamina D necessárias todos os dias"

Os suplementos só podem ser tomados após a constatação de deficiência de vitamina D por exame laboratorial e a orientação médica para o consumo dessas doses extras. É preciso muito cuidado com o excesso desta vitamina, pois se os suplementos forem mal administrados pode ocorrer a elevação da concentração de cálcio no sangue e provocar a calcificação de vários tecidos, sendo que o mais afetado é o rim, que pode até mesmo a perder sua função.

(Mais informações: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17222-especialistas-esclarecem-12-duvidas-sobre-a-vitamina-d)

VITAMINAS


Vitaminas: substâncias orgânicas essenciais que devem ser obtidas pela ingestão de alimentos. Atuam como cofatores em reações enzimáticas e as avitaminoses causam diversas doenças. As principais vitaminas são:

• Vitamina A: necessária para o crescimento normal e bom funcionamento dos olhos, nariz, boca, ouvidos e pulmões. Deficiência: cegueira noturna, xeroftalmia, e cegueira total.

• Vitamina B (B2, B1, B e B12): oxidação dos alimentos e carboidratos; essenciais para a respiração celular, tonalidade saudável da pele, estimulante de apetite. Deficiência: ruptura da mucosa bucal, lábios, língua e bochechas, fadiga, perda de apetite, distúrbios digestivos, beribéri, etc.

• Vitamina C: mantém a integridade dos vasos sanguíneos, saúde dos dentes e gengivas e previne infecções. Deficiência: fadiga, insônia, escorbuto, nervosismo, alteração nos dentes.

• Vitamina E: relacionada a fertilidade, prevenção do aborto, atuante no Sistema Nervoso Involuntário e no sistema muscular. Deficiência: esterilidade em homens, aborto em mulheres.

• Vitamina K: atua na coagulação do sangue e previne hemorragias. Deficiência: hemorragias.

• Vitamina D: atua na saúde de ossos e dentes e no metabolismo do cálcio. Como não é encontrada pronta nos alimentos, seu precursor necessita dos raios UV do Sol para se transformar em vitamina D. Deficiência: raquitismo e sintomas de artrite.
. Fósforo (P2+): O fósforo é um dos elementos de maior diversidade de funções no organismo humano. Além de sua elevada importância na função de se combinar com o cálcio para propiciar a rigidez aos ossos e dentes, é um componente essencial do ATP (trifosfato de adenosina) e do CP (fosfato de creatina), componentes esses que fornecem energia ao trabalho biológico. 
Ele é fundamental no controle do pH do sangue e também é visto no metabolismo energético de proteínas, lipídios e carboidratos, assim como no controle das funções nervosas e musculares. 
A deficiência em fósforo no organismo pode causar a redução nos níveis de ATP, além de anormalidades musculares, esqueléticas, hematológicas e renais. 

Pode ser encontrado em farelos e granola, alimentos feitos com fermento em pó, farinha de trigo integral, assim como queijos, amêndoa, fígado, leite integral e peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário